Cursos Online com Certificado - Portal de Cursos Rapidos
Cursos Online
como montar uma loja virtual do zero
como montar uma loja virtual do zero

Conheça as melhores práticas e saiba como montar uma loja virtual do zero com baixo custo e bons resultados.

Com o avanço da tecnologia e acesso à internet, os negócios online tomaram uma proporção nunca antes alcançada.

Assim, surgiram várias oportunidades para empreendedores online, com baixo custo inicial. Uma oportunidade bastante vantajosa e promissora é a loja virtual ou loja online.

Uma loja virtual oferece muitas vantagens, como alcance nacional (ou até mesmo global), baixo investimento inicial, flexibilidade operacional, volume maior de pedidos, sem as limitações de uma loja física.

Além do mais, com a loja online você será capaz de dimensionar seu negócio de forma mais rápida e eficiente.

Neste artigo, iremos abordar os passos essenciais para que você saiba como montar uma loja virtual do zero.

Como Montar uma Loja Virtual do Zero

Existem certas etapas que você não pode ignorar para montar sua loja virtual do zero e ter muito sucesso. Ao dar a devida atenção aos detalhes como a definição do nicho, análise de mercado e estratégias de marketing, você garante o futuro promissor de seu e-commerce.

Pesquisa de Mercado

Em primeiro lugar, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado abrangente para abrir sua loja virtual.

Para isso, analise a concorrência, verifique as tendências de mercado, identifique seu público-alvo e as melhores oportunidades de nicho.

Escolha um Nicho e Produtos

Determine o nicho de mercado que deseja atuar e escolha os produtos que irá comercializar.

Para escolher um bom nicho é necessário atentar-se a alguns pontos para que tenha uma previsão da demanda e lucratividade.

Sendo assim, listamos algumas orientações para auxiliar nesse processo. Confira!

Identifique seus Interesses e Paixões

Escolher um nicho que você tenha afinidade é um passo crucial para o sucesso do seu negócio. Isso porque, um negócio próprio baseado em seus interesses o manterá motivado e engajado ao longo do tempo.

Pesquise Tendências e Demanda de Mercado

Faça uma pesquisa minuciosa sobre as tendências e demanda de mercado. Identifique produtos que estejam com boas buscas e os setores em crescimento.

Ferramentas como Google, Google Trends, pesquisas de palavras-chave e de análises de concorrentes podem ser excelentes aliados nessa etapa. Há diversas ferramentas de análises disponíveis no mercado como Semrush, Moz, Kompyte, Google Keyword Planner, Ubersuggest, entre outras.

Identifique Problemas e Necessidades do Público-alvo

Procure identificar e oferecer soluções para problemas, dores, desafios ou necessidades do seu público-alvo.

Logo, você poderá realizar pesquisas e análises de comentários em redes sociais, fóruns e pesquisas diretas com o cliente em potencial.

Considere a Concorrência

Diante do nicho que você está considerando, avalie o posicionamento da concorrência.

Verifique quais produtos e diferenciais que a concorrência está promovendo, assim como, quais são as lacunas e carências desse mercado. Com tais informações, você poderá traçar um planejamento para destacar-se perante o público-alvo.

Avalie as Tendências de Longo Prazo e Fatores Sazonais

Ao longo do tempo, as tendências podem sofrer leves ou bruscas mudanças. Sendo assim, é preciso estar atento às alterações nas preferências dos consumidores , nos avanços tecnológicos e desenvolvimentos do mercado que possam impactar o seu negócio.

Faça Testes e Validações

Antes de determinar um nicho, faça testes e validações para identificar a aceitação do mercado.

Assim, você poderá realizar pequenas ações de marketing, oferecer amostras de produtos ou criar uma landing page para verificar o interesse do público.

Plataforma de E-commerce

Um requisito fundamental para saber como montar uma loja virtual do zero, é a escolha de uma plataforma eficiente de e-commerce que atenda às suas necessidades.

Existem diversas opções disponíveis no mercado, algumas delas são Nuvemshop, Shopify, Woo Commerce, Magento, entre outras.

Para definir a melhor plataforma para o seu negócio, avalie os recursos disponíveis, a facilidade de uso, os custos, o suporte e as integrações com os sistemas de pagamentos.

Registro da Empresa

Verifique quais são os requisitos legais para abrir um negócio online em sua região, como aquisição de CNPJ e outras licenças necessárias para trabalhar legalmente.

Registro de Domínio

Sua loja virtual precisará de um domínio exclusivo para acesso. Escolha um domínio que seja relevante e esteja de acordo com os produtos ofertados.

É importante, também, que seja um domínio fácil de lembrar para manter o público conectado com a sua loja online.

Design e Personalização

Lembre-se de personalizar a aparência da sua loja criando uma identidade visual com o seu nicho e marca.

Crie um logotipo com cores e fontes que representarão o seu negócio. A escolha correta das cores é fundamental para que o público-alvo sinta-se conectado com o que estiver sendo oferecido.

A escritora e cientista social alemã Eva Heller, autora da obra A Psicologia das Cores, fez uma pesquisa complexa e minuciosa sobre o tema do uso das cores e o impacto que elas nos causam. Em seu livro, ela aborda a  utilização na área de design de produto, os diversos testes baseados em cores, as terapias cromáticas, a persuasão de pessoas etc.

Configuração de Pagamento

Para que todo o processo de vendas ocorra da melhor forma, é essencial que os métodos de pagamento estejam devidamente configurados.

Logo, ofereça opções abrangentes para pagamentos, como cartões de crédito, transferência bancária, boleto, pagamento na entrega, PIX, PayPal, entre outras.

Gestão de Estoque e Logística

Estabeleça um sistema de gerenciamento de estoque e processo de envio. Você pode cuidar disso internamente ou usar serviços de terceiros.

Alguns softwares podem auxiliar na organização do planejamento e entrega, como Frenet, Intelipost, Axiodis, APIs Maplink, Log+, Loggi e Veeqo.

Enfim, faça uma pesquisa e verifique qual se enquadra melhor no estilo e necessidades do seu negócio.

Divulgação e Marketing

Após montar sua loja virtual, crie estratégias para promovê-la. Utilize técnicas de marketing digital em mídias sociais, publicidade digital, marketing de conteúdo, e-mail marketing, entre outras táticas.

Faça um blog com conteúdos que esclareçam dúvidas do público. Com os conteúdos disponíveis na internet, um cliente em potencial poderá acessar o seu blog, descobrir sua loja e produtos.

Deixe o link de acesso ao blog disponível na sua loja virtual para que os compradores possam acompanhar as novidades e informações.

Suporte e Atendimento ao Cliente

Ofereça suporte via chat ao vivo, e-mail ou redes sociais. É importante diversificar a plataforma de atendimento, pois nem todos utilizam uma mesma ferramenta, ou seja, nem todos têm conta no Instagram, Facebook, etc.

Procure atender prontamente as solicitações, dúvidas, reclamações e suporte pós-venda. A agilidade no atendimento deixará o cliente satisfeito que poderá voltar a fazer negócio.

Por fim, além de saber como montar uma loja virtual do zero, é importante estar ciente que dos desafios e a necessidade de investir em marketing digital eficaz. No entanto, com uma estratégia sólida e um bom planejamento, as vantagens de ter uma loja virtual podem ser significativas para o sucesso do seu negócio.

Gostou do artigo? Compartilhe!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *